Comparação

Comparação

O que é comparar?

Segundo o “sábio” Google, é examinar alguma coisa, juntamente com outra, buscando estabelecer semelhanças, diferenças, conexões ou relações entre elas.

Todo dia. Todo segundo. Vemos postagens nas redes sociais. Vídeos engraçados. Fotos esplêndidas. Uma paisagem bonita. Uma selfie inigualável. Um sorriso maravilhoso.

Somos circundados por mais e mais fotos. Onde uma utopia é construída. Onde todos são felizes, todos tem o corpo perfeito e o sorriso mais bonito. Onde todos mostram suas qualidades e escondem seus “defeitos”.

Não é estranho o fato de que os filtros tornaram-se a verdade?!
Uma espinha! Fácil de tirar.
Uma estria! Só editar um pouco e já já sai.
Claro. Está mais fácil ser bonito, ou devo dizer, estar de acordo com o padrão fútil da sociedade.
Essa é a realidade que foi implantada e mudá-la não é simples e nem tão viável.

O real problema é a comparação. A questão não é apenas ver essas publicações, mas sim usá-las como termômetro da sua própria beleza.
Mas isso não é justo! Como você pode medir a si mesmo com base nos outros?
E o pior, a base desse julgamento são seus pontos fracos. O que você vê de pior em você, enxerga de melhor no outro.
Será que isso é justo com você? Procurar seu “defeito” em alguém que não o tem?
Basear-se na realidade mostrada nas redes sociais é inviável. Afinal, aquilo se chama APARÊNCIAS. Você não sabe se a pessoa realmente é daquele jeito ou ao menos se ela é feliz como mostra ser.
Já parou para pensar que alguém olha para você e te acha melhor que ele? Pois a sua maior qualidade é o maior “defeito” em alguém.

O comparar-se utópico não é saudável.
Sabe a beleza exterior? Ela passa. É mutável e uma hora acaba.
Mas a beleza interior, o seu caráter, a sua essência. Uau! Quem cuida dessa beleza como a principal certamente não se arrependerá.

O seu brilho interior é único. Muitas pessoas podem se parecer fisicamente, mas certamente tem essências diferentes. E é isso que faz cada um tão especial: a diferença. Qual a graça de falar com várias pessoas com a mesmíssima opinião que você? A beleza está no compartilhar as diferenças. A beleza está no saber ter caráter e preservar sua essência.

Afinal, quando se brilha por dentro, o exterior também reflete essa luz.

Ana Luíssa Guerra

1 Comentário

  • Parabéns! Texto belíssimo e verdadeiro! Afinal…!!! Filho de peixe, peixinho é! Kkkkkk…..
    Sou psicóloga e vejo que esse tipo de comparação, tem causado nas pessoas revolta contra a vida, contra sua própria vida, ao ponto de muitas vezes inicia uma ansiedade pra chegar no padrão, aí não cuida, desencadeia para depressão, e muitas vezes ignorada por quem está ao redor, por não ter Jesus e se amar da forma que ele fez (claro, cuidando da saúde, mas sem exagero com as comparações) as vezes acba no suicídio por perder o sentido da vida e por ter perdido o verdadeiro valor de viver com o que tem.
    Avança Ana Luiza Guerra, vc tem um grande potencial já dado por Deus, e tem desenvolvido com sensibilidade pra ajudar pessoas. Abraços!!!!

Faça um comentário