Líder Criador de Líderes

Líder Criador de Líderes

Líderes não criam seguidores, criam mais líderes. Um número grande de líderes antiquados mede a sua influência pelo número de seguidores que diz ter… É só pensar em Martin Luther King Jr. ou Nelson Mandela. Eles procuravam mais líderes, para que pudessem transmitir-lhes o poder de descobrir e criar os seus próprios destinos.” Tom Peters

Os lideres devem ser capazes de promover um ciclo contínuo de desenvolvimento de novos talentos e competências por meio do desenvolvimento de novos líderes. A relação entre o desenvolvimento de líderes e o futuro da organização precisa o quanto antes ser incorporada na cultura de tudo o que se faz na própria organização. Líderes devem estar sempre participando ativamente do processo de desenvolvimento de outros líderes – isso deveria ser uma norma padrão. Uma estratégia eficaz para se conseguir este resultado é se desenvolver líderes customizados (treinados especificamente) para desafios específicos.

Em muitas organizações, o desenvolvimento de lideranças e o planejamento de sucessões são inconstantes e imprevisíveis, sem a disciplina e a regularidade necessárias. Muitas vezes há uma grande lacuna entre a posição almejada e as competências atuais do líder. Portanto, é necessário dedicação para se achar formas de reduzir a lacuna e dessa maneira minimizar os riscos, com projetos exclusivos para preparar a pessoa. Nesse processo, os insights dos líderes experientes são incorporados ao plano de desenvolvimento personalizado de cada indivíduo.

O famoso ex-presidente da GE Jack Welch faz a seguinte observação: “Com muita frequência, os líderes acham que o desenvolvimento de pessoas ocorre uma vez por ano, nas avaliações de desempenho. Estão muito longe da verdade. Os líderes são incansáveis em aperfeiçoar a equipe, usando todos os encontros como oportunidades para avaliar, treinar e reforçar a autoconfiança. O desenvolvimento de pessoas deve ser uma tarefa diária, integrada em todos os aspectos do cotidiano. Não há evento em qualquer dia que não possa ser usado para o desenvolvimento de pessoas.” O melhor legado que um líder pode deixar para a organização que lidera é desenvolver uma nova geração de líderes.

Antes de se tornar líder, o sucesso se limita ao próprio crescimento. Quando você se torna líder, o sucesso depende do crescimento dos outros. Assim, delegue poder a pessoas com as quais você possa compartilhar as suas prioridades, e que tenham aptidão de coordenar pessoas e tarefas. Você poderá elegê-las como líderes de projetos definitivos ou temporários ou como substitutos quando você não estiver, ampliando sua influência como líder.

Veja-se como um jardineiro, com um regador numa das mãos e uma lata de fertilizante na outra. Vez por outra, você precisa lançar novas sementes, mas quase todo o tempo basta cultivar. E então observe o florescimento!

Extraído do livro “LÍDER PARA VOAR” | Manassés Guerra
Adquira o seu agora mesmo em nossa loja: www.manassesguerra.com/produto/lider-para-voar/

No Comments

Give a comment