A Arte de Delegar

A Arte de Delegar

“Sob a direção de um forte general, não haverá jamais soldados fracos”. (Sócrates)

Delegar poder significa incentivar um envolvimento mais profundo de cada indivíduo nas decisões que envolvem a estabilidade da corporação a que pertencem. Significa promover a participação de todos, mostrando que cada um é capaz tanto de propor boas ideias, quanto de realizá-las.

Como ensina Jane Smith, consultora na área de liderança, “delegar poder significa desde simplesmente encorajar as pessoas a representar um papel mais ativo em seu trabalho, passando pelo envolvimento ao dar-lhes responsabilidade para melhorar o modo como as coisas são feitas, até a permissão de tomarem mais e maiores decisões sem ter de consultar um superior”.

No modelo de liderança que valoriza o desenvolvimento de novos líderes, o líder trabalha para o seu pessoal, apoiando a sua equipe e proporcionando a cada componente oportunidades e recursos para fazer acontecer o sucesso a médio e longo prazos. De fato, nesse novo modelo de liderança, não se considera que o líder tenha “seguidores”. O líder que delega poder à sua equipe é um líder de líderes.

Líderes que delegam poder criam relacionamentos em que as pessoas se sentem valorizadas, confiantes e seguras. O suficiente para sair do aconchego do que já conhecem e dar um passo em direção ao desconhecido.

Para que um ambiente favorável à delegação de poder seja desenvolvido, o líder precisa considerar a sua relação com as pessoas de sua equipe. Isso significa que o líder deve valorizar as pessoas por aquilo que elas são. E isto envolve as características específicas que formam sua personalidade.

Deve mostrar às pessoas que você é capaz de ver as coisas pelo ponto de vista delas. Ser honesto sobre seus sentimentos e opiniões. E, por último, mas não menos importante, comunicar às pessoas da sua equipe que você está aberto a ideias novas e que precisa de ajuda.

A delegação de poder revela o quanto o líder está produzindo líderes a partir de sua equipe originalmente composta apenas por liderados. É um processo no qual todo mundo vai se sentir respeitado e valorizado. No qual as pessoas poderão dar o melhor de si a todo o momento.

Extraído do livro “LIDERAR É PRECISO” | Manassés Guerra
Adquira o seu agora mesmo em nossa loja: www.manassesguerra.com/produto/liderar-e-preciso/

Sem comentários

Postar uma resposta