Delegar (não Delargar!)

Delegar (não Delargar!)

É errado pensar que delegar é deixar as coisas correrem soltas. Delegar demanda participação ativa. Um consultor na área da liderança disse: “O Segredo para delegar com eficiência é ter uma ideia precisa dos objetivos, das especificações e do cronograma.” Ao delegar, o líder não pode simplesmente se retirar de campo. As pessoas enfrentam novos desafios que exigem a atenção do líder.

O líder deve delegar poder adequadamente para que cada membro da equipe saiba que tarefas lhe cabem. Tom Peters diz: “É necessário fornecer às pessoas o máximo de treinamento possível, e garantir assim que tenham as ferramentas para fazer o trabalho. Mas isso não basta. O líder é quem dá direcionamento, ele precisa explicitar que espera o melhor das pessoas. É como uma escola.” E tudo começa quando você aprende a delegar (não delargar!) autoridade.

Peter Drucker, considerado por muitos como o pai da administração moderna, disse que “não se pode confundir delegação de autoridade com a abdicação de responsabilidade”. “Delegação”, disse Drucker, “requer uma maior responsabilização”. Ele também disse que “Delegação requer clara atribuição de uma tarefa específica e a definição clara dos resultados esperados e um prazo”.

As pessoas não podem simplesmente ignorar tarefas que lhes desagrada e passa-las à frente para livrar-se delas. Como disse um consultor em liderança: “Responsabilidade sem direcionamento e apoio suficientes não é poder. É apenas negligência.”

Se alguém que recebe poder delegado não sabe onde começa e termina sua liberdade para tomar decisões, a culpa é do líder, que não deixou claro para ele quais são os parâmetros a serem seguidos. Ainda ouvindo Peter Drucker, ele nos desafiava a responder três perguntas simples e essenciais na gestão de pessoas:

1. O que estou fazendo e não precisa ser feito?
2. O que estou fazendo e poderia ser feito por outra pessoa?
3. O que estou fazendo e só eu mesmo posso fazer?

O seu papel como líder é conseguir que as tarefas sejam feitas, não fazê-las você mesmo. Em vez disso, o seu trabalho é facilitar o desempenho das pessoas e coordenar a interação e colaboração para que cheguem ao melhor resultado possível.

Extraído do livro “LÍDER PARA VOAR” | Manassés Guerra
Adquira o seu agora mesmo em nossa loja: www.manassesguerra.com/produto/lider-para-voar/

No Comments

Give a comment