Átrio – de Fora para Dentro

Átrio – de Fora para Dentro

O pátio do tabernáculo recebia o nome de “átrio”. Homens e mulheres tinham permissão para passear livremente, sendo que as mulheres em espaços mais limitados. O altar para o sacrifício dos animais ficava à vista de todos.

As cerimônias podiam ser acompanhadas pelos israelitas a certa distância. Ao observar o sangue inocente sendo derramado pelos seus pecados, percebiam o quanto necessitavam de redenção.

“Fez também a bacia de bronze, com o seu suporte de bronze, dos espelhos
das mulheres que se reuniam para ministrar à porta da tenda da
congregação.” (Êxodo 38.8).

Após oferecer o sangue no altar, o sacerdote lavava as mãos no lavatório. A imagem do rosto, projetada nos espelhos fixados ao fundo, lembrava que a humanidade havia perdido a semelhança com Deus. Isto se repetia ano após ano, para que ninguém se esquecesse de seu estado espiritual.

Tiravam vidas indefesas, não por desejo ou capricho do Criador, mas porque o próprio homem, com o seu pecado desde o paraíso, profanou a criação. Como a raça humana recebeu a terra por herança, estava usando as próprias reservas “inocentes” que dispunha para prorrogar a sua dívida.

Ao precisar constantemente de clemência, o homem entendeu o quanto se tornou mal e indigno. Por outro lado, percebeu também como Deus é misericordioso, logo desejando correspondê-lo novamente. Era como se pudesse sentir arder seu espírito, que estava mergulhado nas trevas.

Deus sempre desejou que o homem o adorasse no coração. Porém, quando olhamos para o tabernáculo de Moisés, vemos que a adoração não começa no Santo dos santos, mas no átrio, ou seja, não é de dentro para fora, mas de fora para dentro. E nesta condição, a experiência da verdadeira adoração certamente torna-se impossível.

“Sendo assim, aproximemo-nos de Deus com um coração sincero e com
plena convicção de fé, tendo os corações aspergidos para nos purificar de
uma consciência culpada e tendo os nossos corpos lavados com água pura.”
(Hebreus 10.22).

Extraído do livro “LOUVOR, ADORAÇÃO E AS COISAS DO CORAÇÃO” | Manassés Guerra
Adquira o seu agora mesmo em nossa loja: www.manassesguerra.com/produto/louvor-adoracao-e-as-coisas-do-coracao/

Comente ( 1 )

  • Cleverton

    Pr Manasses foi meu professor no Instituto Bíblico Rhema . Sempre com uma palavra de revelação vindo dos céus aos nossos corações . Deus continue abençoando sua vida , família e ministério !!!

Postar uma resposta