Diversidade e Especialidades

Diversidade e Especialidades

Quando um líder tenta atuar numa área em que não é especialista, além de obter resultados medíocres, ele perde o foco, desperdiça energia, subestima talentos na equipe, danifica sua credibilidade e ainda paralisa momentaneamente sua trajetória, pois precisa refazer o que foi feito da maneira errada.

Como é possível obter os melhores resultados e alcançar desempenho máximo quando não se está aberto a novos conhecimentos ou a contribuição de quem está preparado para fazer aquilo que eu não consigo fazer sozinho?

É semelhante aos resultados negativos obtidos por uma pessoa intransigente e que tem muita dificuldade em aceitar as mudanças, querendo sempre ter o controle de tudo e todos. Por isso, para que haja melhoria, devemos ser ensináveis e para aprender, devemos ser humildes.

Não importa quão bom você seja como líder, sozinho você não pode ter todas as respostas que precisa e todos os resultados que deseja. O líder precisa de fontes seguras de inspiração, provisão e aptidões.

Cada líder é especial naquilo que nasceu para realizar em benefício da humanidade. Contudo, o líder nunca pode deixar de pedir a ajuda que precisa quando se trata de realizar um projeto no qual são necessárias habilidades diversas.

Ele precisa aprender a se submeter à autoridade de dons e habilidades de outros integrantes da equipe. Isso significa buscar ajuda na liderança de outros líderes. Ajuda essa que torna possível a visão.

Ouvir especialistas também significa buscar a ajuda de alguém que dedicou anos de sua vida para aprender sobre determinada especialidade, tendo também vivenciado erros que podem ser evitados.

Mantenha o seu coração ensinável e a mente aberta, e descobrirá novas fronteiras de aprendizado, desenvolvimento pessoal e corporativo. Torne-se um líder cada vez melhor, reunindo na sua especialidade a expertise de muitos outros.

Extraído do livro “LIDERAR É PRECISO” | Manassés Guerra
Adquira o seu agora mesmo em nossa loja: www.manassesguerra.com/produto/liderar-e-preciso/

 

Comente ( 1 )

  • Idalina Cardoso

    Muito bom este livro. Já tenho, vou ler de novo.
    Obrigada!

Postar uma resposta