Caráter e Confiança

Caráter e Confiança

Quando se trata de liderança, há vários elementos envolvidos, como visão, influência, comunicação, trabalho e responsabilidade. Porém, a confiança é a base da liderança consistente. É a confiança que viabiliza a liderança. E o caráter é o fundamento para a confiança. O General H. Norman Schwarzkopf disse certa vez: “Liderança é uma poderosa combinação de estratégia e caráter. Mas se precisar abrir mão de algo, abra mão da estratégia.”

O caráter é a base sólida da liderança. Quando o líder não tem caráter, não consegue obter respeito das pessoas. Quando um líder, de forma consistente, é um exemplo de caráter e integridade, ele inspira confiança. Um provérbio popular diz: “Ensinamos o que sabemos, mas reproduzimos o que somos.” Assim, é válido que façamos da integridade um elemento fundamental nos relacionamentos.

A liderança é, sem dúvida, um laboratório ideal para por à prova o caráter de uma pessoa, pois confere poder. Abraham Lincoln disse: “Quase todos os homens são capazes de suportar adversidades, mas se quiser por à prova o caráter de um homem, dê-lhe poder”.

Para que as pessoas confiem em um líder, e em sua capacidade de desenvolver uma missão, ele precisará mais do que talento, carisma e estratégia. Precisará de um caráter consistente.

Erros ocasionais de um líder as pessoas perdoam. Principalmente se podem ver que a pessoa continua a crescer como líder. Porém, dificilmente confiarão em alguém que tenha falhas de caráter. Um caráter questionável é como uma bomba-relógio. É apenas uma questão de tempo antes que ela arruíne a capacidade de a pessoa realizar e liderar.

Para ser um líder você deverá assumir a responsabilidade de viver um padrão de vida elevado no que diz respeito à integridade de caráter. Deve ser assim porque quando um líder cai leva outros consigo. Mas quando decide viver a partir de valores elevados, ele consegue influenciar a vida dos que estão ao seu redor para que desejem o mesmo.

John Morley disse: “Nenhum homem pode se erguer acima dos limites do seu próprio caráter. Um caráter fraco é limitador”. É lícito e necessário investimentos no desenvolvimento de habilidades profissionais e de competências de realização. Contudo, o investimento no desenvolvimento do caráter deve ser prioritário.

Extraído do livro “LIDERAR É PRECISO” | Manassés Guerra
Adquira o seu agora mesmo em nossa loja: www.manassesguerra.com/produto/liderar-e-preciso/

Sem comentários

Postar uma resposta