Equilíbrio, Trabalho e Vida

Equilíbrio, Trabalho e Vida

Uma das maiores dificuldades da maioria das pessoas é conseguir alcançar o equilíbrio em sua vida. As pessoas tendem a concentrar-se tanto no trabalho e em outras atividades tidas como imprescindíveis que os relacionamentos e as atividades que elas mais apreciam acabam sendo colocadas de lado.

Há quem pareça pensar que o sucesso em uma área pode compensar o fracasso em outras áreas da vida. Será que pode mesmo? O sucesso profissional pode compensar um casamento arruinado, a saúde abalada ou a fraqueza de caráter? O sucesso verdadeiro exige equilíbrio, e você precisa dos instrumentos apropriados para criar e manter este equilíbrio.

Muitas pessoas reclamam da incapacidade de organizar e estabelecer prioridades. Outras, da incapacidade ou falta de vontade para estabelecer um estilo de vida a partir destas prioridades. Ou a falta de disciplina para executá-las, para manter a constância quanto às suas prioridades e organização. Mas, a maioria das pessoas diz que sua principal falha é a falta de disciplina.

O equilíbrio trabalho-vida torna-se cada vez mais importante e abrangente. A questão é como todos nós gerenciamos nossa vida e distribuímos nosso tempo – é sobre prioridades e valores. E qualquer que sejam as proporções do equilíbrio, você precisa tomar decisões e fazer renúncias. Não dá para ter tudo na vida, ao mesmo tempo. Alcançar o equilíbrio trabalho-vida é um processo. É tão simples e tão complexo. Um experiente gestor disse certa vez: “O equilíbrio trabalho-vida significa fazer escolhas e renúncias, e aceitar as consequências. E acertar exige perseverança, pois é um estilo de vida para se viver.

Se você for um administrador eficaz de si mesmo, a disciplina vem de dentro, é um produto de sua vontade e fé. Você se torna um seguidor – um discípulo – de seus próprios valores fundamentais. Isso inclui a vontade, integridade e disciplina para subordinar os sentimentos e humores a estes valores.

O revolucionário conceito 80/20 afirma: 80 por cento dos resultados se originam em 20 por cento das atividades. Isso exige disciplina e atenção para que você não concentre 80 por cento da sua energia nas atividades que representam os 20 por cento que não dão resultado. Como alguém já disse, “As coisas mais importantes nunca devem ficar à mercê das menos importantes”. Seus princípios e valores devem ajudá-lo a manter o equilíbrio em sua vida, identificar os diversos papéis e mantê-los bem a sua frente, de modo que você não negligencie cada área importante.

Portanto, a primeira e incontestável forma de crescimento pessoal, que envolve princípios espirituais e valores morais, ocorre no cerne da família. Um sábio pensador disse que “o trabalho mais importante que fazemos no mundo é aquele que executamos entre as paredes de nosso lar”. O. McKay observou: “Nenhum sucesso pode compensar o fracasso no lar”.

Extraído do livro “LÍDER PARA VOAR” | Manassés Guerra
Adquira o seu agora mesmo em nossa loja: www.manassesguerra.com/produto/lider-para-voar/

Sem comentários

Postar uma resposta