Afinal, o que é Liderança?

Afinal, o que é Liderança?

Liderança não significa controlar e impor a sua vontade sobre outros. Liderança também não é ser superior aos outros – “você nunca poderá se igualar a mim, você nunca vai ser melhor do que eu”. Liderança não significa intimidar, manipular ou colocar temor nas pessoas.

Liderança também não é resultado de atributos especiais de nascimento, ou qualidades especiais inerentes à personalidade. Quem crê assim, acredita que apenas alguns seres humanos nascem com estes atributos especiais, enquanto outros precisam se contentar em não serem predestinados para assumir o comando.

De fato, muitos líderes significativos não ostentaram as qualidades carismáticas apregoadas por este pensamento comum sobre liderança. Um especialista em liderança disse que a maioria de nós não é líder hoje porque, em nosso entendimento, não acreditamos que é isso o que somos. E ele ainda diz: “Você nasceu para liderar, mas você precisa se tornar um líder”.

Liderança envolve visão, missão, perseverança, entusiasmo, em um processo de inspiração, elevando ao máximo o potencial e alcançando resultados que satisfaçam um profundo senso de existência e propósito.

Os líderes são também pessoas mortas para si mesmas e profundamente convictas do que estão fazendo. Portanto, pessoas vão seguir você quando estiver pronto a se sacrificar.

Anthony F. Smith, com mais de 20 anos de experiência no treinamento de líderes, diz que, na opinião dele, liderança é um processo em que uma pessoa persegue uma visão procurando influenciar outras pessoas e as condições nas quais elas trabalham, para que possam atingir todo o seu potencial pelo máximo de tempo possível.

O Dr. Myles Munroe assim define liderança: “É a capacidade de influenciar outros mediante inspiração, motivada por um entusiasmo, gerado por uma visão, produzida por uma convicção, que é despertada por um propósito”.

Liderar é proporcionar aperfeiçoamento na maneira de se viver. Abraham Lincoln disse: “A maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns”. Para qual propósito? Promover um projeto maior que se consolida na justa operação de cada membro do corpo, como disse o Apóstolo Paulo.

Extraído do livro “LIDERAR É PRECISO” | Manassés Guerra
Adquira o seu agora mesmo em nossa loja: http://www.manassesguerra.com/produto/liderar-e-preciso/

Sem comentários

Postar uma resposta