Um Reino Dividido não Prevalece

Um Reino Dividido não Prevalece

Jesus falou em certa ocasião: “Se um reino estiver dividido contra si mesmo, tal reino não pode subsistir” (Marcos 3.24). Ele fez tal afirmação em resposta aos que o acusavam de estar expulsando demônios em nome do próprio chefe deles – Belzebu (v. 22). É claro, Jesus quis dizer que o diabo não poderia o estar enviando para expulsar a ele próprio! “Afinal”, o Senhor disse, “toda cidade ou casa dividida contra si mesma não subsistirá.” (Mateus 12.25). O Mestre deixou claro na sua exposição que satanás não tem interesse em libertar ou curar pessoas – ou ele estaria trabalhando contra si mesmo.

Contudo, nessa passagem, Jesus ressaltou um princípio que não se aplica apenas ao império do mal. Veja esse exemplo: muitas pessoas pensam que Deus está interessado em colocar doenças em pessoas. No entanto Jesus veio e curou doentes em seu ministério terreno e levou nossas enfermidades na cruz! Então imagine você que absurdo: o Filho desfazendo as obras do Pai! Mas graças a Deus que a verdade é: “Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com virtude; o qual andou fazendo bem, e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele.” (Atos 10.38).

Falando sobre o Reino de Deus, nós somos o Reino. Jesus orou “venha o teu Reino.” (Mateus 6.10) e Paulo, na sua carta aos colossenses afirmou: “Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o Reino.” (Colossenses 1.13). Ou seja, o Reino de Deus já é a nossa realidade, logo o representamos – “Somos embaixadores em nome de Cristo” (2 Coríntios 5.20). Isso quer dizer, representantes de Cristo e daquilo que Cristo representa.

Como pessoas do Reino, precisamos agir em nome do Reino. E isso não somente no que se refere a discernir as obras da luz e das trevas. Refiro-me principalmente à maneira como agimos para com nós mesmos.

O que dizemos acerca da nossa vida e expectativas, o que falamos acerca do nosso futuro, as palavras que proferimos sobre os nossos filhos, nossos cônjuges, nossos negócios, nossos sonhos e projetos, expõem se estamos trabalhando a nosso favor ou contra nós mesmos. Somos o Reino, se trabalhamos contra nós, estamos dividindo o Reino e, dessa maneira, falindo a nós mesmos e aos nosso projetos e boicotando o futuro de triunfo e sucesso para a nossa vida.

E, veja bem, trabalhando dessa forma, não podemos colocar a culpa em Deus, nem nas pessoas ou até mesmo no diabo. Então, pratique o princípio que Jesus ensinou e promova o Reino na sua vida e na vida de outros.

Manassés Guerra

No Comments

Post a Reply